Monday, November 27, 2006

Casa Real vrs Família Real

É uma distinção nem sempre feita, mas muito importante. A última consiste na totalidade dos membros da família reinante, desde o rei ou rainha até aos parentes mais distantes, enquanto a primeira - a Casa Real - refere-se apenas e só aos que, de entre essa mesma família, são de importância para a estrututa de poder do Estado, ou seja, o casal real e os respectivos filhos (ou outros na linha de sucessão), nalguns casos também o monarca anterior ou a rainha-mãe.

Trata-se de uma distinção em vigor em algumas das monarquias europeias, como é o caso da holandesa, e que sem dúvida alguma devia ser aplicada num restaurado regime real português.

2 comments:

Portucalense said...

Ser novo nisto de blogues tem destas coisas. Após uma estadia nos Países Baixos mais longa do que o esperado, voltei apenas para descobrir que me esqueci da password. Chato, mas verdade. E como entretanto me constou que o blogue estava a ser visitado por monárquicos muito chocados com o meu laicismo, decidi continuar e refazer o Fruto d'Avis num novo endereço.

A partir de agora, os pensamentos sobre uma nova monarquia lusa passam a ser publicados aqui:

http://frutodavis.blogspot.com/

Até lá, um bem haja aos que foram passando pelo blogue e as minhas desculpas pelo meu lapso de memória.

Anonymous said...

Chocados porquê? Não têm nada de estar chocados. As monarquias Holandesa, Dinamarquesa e Norueguesa são exemplares. O problema é que os monárquicos em Portugal estão muito agarrados ao Catolicismo. Considero porém, que não nos devemos separar dos valores cristãos que sempre marcaram a nossa civilização e identidade nacionais. Estes devem ser defendidos a todo o custo e não nos deixarmos aculturar ou assimilar por outras correntes muito na moda.
Parabéns pelo seu blog, vou certamente adicionar ao meu.

Miguel
www.lomelino.be